Oi gente!!
Acho importante a gente saber como lidar com as diferenças.
Acho importante a gente saber como lidar com as diferenças.
Sem a obrigação do TER QUE SER POLITICAMENTE
CORRETO.
Devemos simplesmente respeitar, sem ficar cheio de
dedos, pisando em ovos!
Somos simples: alto, baixo, gordo, magro, branco,
negro, deficiente ou não!
Então, sendo assim, vamos deixar de lado o
preconceito e tratar uns aos outros de IGUAL para IGUAL.
Convenção da
ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência,
ratificada pelo Congresso em 2008, com força
constitucional.
- Mudança: a deficiência passa a ser da sociedade,
não da pessoa.
Termos:
O termo PORTADOR caiu. PESSOA COM DEFICIÊNCIA é o termo correto e legal desde a Convenção. Quem tem deficiência pode portar bengala, cadeira, mas a deficiência continua lá.
Tipos de deficiência:
O termo PORTADOR caiu. PESSOA COM DEFICIÊNCIA é o termo correto e legal desde a Convenção. Quem tem deficiência pode portar bengala, cadeira, mas a deficiência continua lá.
Tipos de deficiência:
Use os termos escolhidos pelas próprias pessoas com
deficiência:
- sensorial - visual (cego e baixa visão) e
auditiva (surdo)
- intelectual (síndrome de Down e outros)
- física (paraplégico, tetraplégico, amputado…)
- múltipla (mais de uma deficiência, surdo-cego,
etc)
Ex: pessoa com deficiência física, aluno com
síndrome de Down, secretária com deficiência múltipla, jovem com deficiência intelectual, rapaz surdo, criança cega, etc.
Educação:
- A educação inclusiva em escola regular fica garantida. A desculpa de que a escola não está preparada para receber estudantes com necessidades educacionais específicas constitui crime constitucional.
- A educação inclusiva em escola regular fica garantida. A desculpa de que a escola não está preparada para receber estudantes com necessidades educacionais específicas constitui crime constitucional.
- O ensino especial deve dar suporte para o aluno
frequentar a escola regular.
- As escola, públicas e privadas têm que provar ao
Ministério Público que lançaram mão de todos os recursos possíveis antes de
dispensar qualquer estudante.
Trabalho:
- A incapacidade deve ser encarada apenas como mais um atributo do cidadão. Por exemplo, a empresa que diz que não pode contratar para cumprir a legislação de cota é que é deficiente e tem a obrigação de buscar meios de se adaptar.
- A incapacidade deve ser encarada apenas como mais um atributo do cidadão. Por exemplo, a empresa que diz que não pode contratar para cumprir a legislação de cota é que é deficiente e tem a obrigação de buscar meios de se adaptar.
Como o colega pode ajudar?
Inclusão leva à Inclusão
– Mostre atitudes e histórias inclusivas.
- A Convenção ainda é pouco conhecida por juízes e por
próprias pessoas com deficiência. Ajude a torná-la conhecida citando-a nas
matérias.
- Entreviste as próprias pessoas com deficiência,
não seus acompanhantes ou especialistas.
- Evite a exploração da imagem do coitadinho, da
tragédia, da desgraça.
- Procure abordar temas que afetem a qualidade de
vida do cidadão com deficiência como transporte, moradia e saúde acessíveis,
escola, oportunidades de trabalho e discriminação.
- Tome cuidado com histórias de superação,
heroísmo. Tente mostrar o personagem como uma pessoa qualquer, use uma
abordagem positiva, mas sem ser piegas.
- Não reforce estereótipos: (trabalhadores com
deficiência são melhores e mais esforçados do que os trabalhadores sem
deficiência, chegam na hora, não faltam… pessoas com síndrome de Down são
anjos, tão ingênuos e carinhosos… funcionários cegos tem tanta sensibilidade…
etc.)
- Prefira palavras neutras – ocorrência, evento,
condição…
- Não use palavras negativas (defeituosa,
excepcional, doença, erro genético, paralítico, ceguinho, mudo, mongolóide,
retardado, mutação, sofrer, anomalia, problema, acometer, risco, preso ou
condenado a uma cadeira de rodas… etc)
Exemplo:
O risco de uma mãe ter um filho com síndrome
de Down aumenta com a idade.
A probabilidade de uma mãe ter um filho com síndrome de Down aumenta com a
idade.
Na primeira frase, ao usar a palavra risco, faz-se julgamento de valor, induzindo o leitor a pensar a síndrome de Down de forma negativa.
Convencão sobre os direitos das pessoas com deficiencia 2012
A probabilidade de uma mãe ter um filho com síndrome de Down aumenta com a
idade.
Na primeira frase, ao usar a palavra risco, faz-se julgamento de valor, induzindo o leitor a pensar a síndrome de Down de forma negativa.
Convencão sobre os direitos das pessoas com deficiencia 2012
Gostou? Então compartilhe a ideia!
Um beijão e vamos em frente!!Sheila Souza
sheila@meufilhotemdown.com




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